quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Emocionalizando razões

Conversando com uma amiga que estava confusa por achar meio absurdo sentir falta de alguém que viu poucas vezes na vida, eu disse: é meio natural. É alguem que te fez sentir quando você achava que não sentir nada era o normal. E o negócio engraçado a respeito dos sentimentos é esse: não tem motivos.

Digo, claro que tem uma razão. Tem uma razão pra tudo, como bem explicaria Freud. Mas o lance dos sentimentos é a vasão do que você mesmo desconhece. É a transpiração involuntária do que se tem por dentro. Somos lutadores contra nós mesmos quando tentamos refutar o que sentimos. E isso é igualmente assustador e bom.

A vida tem uma forma meio esquisita de esfregar as verdades na nossa cara. Ainda assim, insistimos em continuar confortáveis. Sem nos dar conta de que pertencemos àquilo que nos tira o chão e aguça nossos sentidos. Pertencemos às emoções. Eu pertenço, ao menos.

Racionalização é parte indissociável da natureza humana e produz muitos (e às vezes bons) efeitos também. Mas quando aquilo que você sabe ser certo é combinado ao que você sente ser certo... Aí, meu amigo, prepare-se para a felicidade.

1 comentários:

Unknown disse...

Êxtase como expressão, ciência semântica, admirado pela companhia, orgulho pelo que somos, Amor como Fruto, Amor por Você.

Postar um comentário